O porteiro é peça chave no condomínio. É ele a “comissão de frente” do condomínio.
Ao mesmo tempo que o porteiro serve como cartão de visitas do ambiente, mantendo um clima agradável, respeitoso, profissional na entrada do condomínio, ele também é responsável por executar as ordens que lhe foram dadas pelos moradores e autorizar ou não a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários a unidades.
Vale lembrar aos moradores sobre o que se pode ou não pedir ao porteiro. É muito normal os condôminos abusarem pedindo “pequenos favores” a esses profissionais, o que pode configurar acúmulo de função e gerar, inclusive, problemas na esfera trabalhista.
Atribuições do porteiro:
Controle de acesso de visitantes
Ao chegar um visitante, o porteiro deve interfonar para unidade indicada e aguardar a autorização do morador para realizar a liberação da entrada do visitante.
O porteiro deve manter-se dentro da cabine da portaria e usar o porteiro eletrônico para se comunicar com quem esteja do lado de fora. Ainda que seja chamado, ele não deve sair da guarita.
Caso haja dúvida sobre quem é o visitante, o porteiro deve solicitar que o morador venha identificá-lo visualmente.
Durante todo o período de espera o visitante deve aguardar do lado de fora do condomínio.
Em hipótese alguma deve-se colaborar com a entrada de visitantes regulares sem antes checar com o morador da unidade e ter sua devida autorização.
Encomendas
Em casos de entrega de comida, o porteiro interfona para o morador vir retirar o pedido na portaria, evitando a entrada de estranhos no condomínio.
Nos casos de entregas de encomendas, alguém da unidade deve retirar o pedido e assinar o recibo. Caso não haja ninguém no momento da entrega, o porteiro pode receber o volume e encaminhá-lo para sala de correios caso o condomínio tenha, entregando para o morador posteriormente. Nesse caso o entregador também não adentra o condomínio.
Concessionárias e Prestadores de serviço
A entrada de funcionários de empresas só deve ser autorizada após certificar-se com a unidade que houve pedido. Caso haja dúvidas, o porteiro deve recorrer ao zelador ou síndico.
Após tirar essa dúvida, pode-se ligar para a empresa para saber se a pessoa que está se apresentando no condomínio realmente é funcionário.
Quando o funcionário interessado em entrar no condomínio se disser de concessionária (empresa de água, luz, gás) pode-se ligar para a administradora também. A empresa pode verificar se houve realmente algum tipo de pedido de verificação ou de manutenção.
O porteiro também deve fazer a identificação do suposto funcionário com a empresa em questão.
Após autorização da entrada do profissional, o porteiro deve realizar um registro com o nome completo e os dados da empresa do profissional.
Em situações de obras no condomínio, a entrada de funcionários só deve ser autorizada mediante apontamento e autorização da empresa prestadora de serviços. Caso haja algum remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela empreiteira.
Relação com os condôminos
.O profissional deve sempre ser educado, cordial e simpático com os moradores, evitando a todo custo deixar a portaria sem assistência.
.O porteiro deve colaborar para o comprimento do regulamento interno e convenção do condomínio, não corroborando nunca para o descumprimento de normativas.
.Deve informar o zelador e síndico sobre irregularidades ocorridas durante o seu horário de trabalho e demais ocorrências.
Cotidiano
.Manter-se bem apresentável, com uniforme bem passado, barba e cabelo cortado e transmitindo uma ideia de higiene e cuidado.
.Não manter conversas com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns por tempo demasiado.
.Não comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano no condomínio (por questões de segurança).
.Manter os portões e demais acessos do condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas.
.Zelar por sua postura, simpatia e cordialidade com os moradores.
Para um melhor trabalho:
.Portaria blindada.
.Boas condições de trabalho (boa ventilação e espaço mínimo necessário).
.Linha telefônica na portaria.
.Curso de reciclagem a cada seis meses.
.Alinhamento rotineiro sobre os procedimentos do condomínio (síndico e zelador devem liderar e explicar bem as regras para esses funcionários).
.Números de telefone de emergência (como polícia, bombeiros, administrador, síndico, zelador, delegacia mais próxima, empresa responsável pela manutenção de elevadores).
Morador, não peça a seu porteiro que…
.Descumpra as regras do condomínio
.Carregue sacolas de compras
.Manobre carros na garagem
.“Fique de olho” nas crianças
.“Sempre libere tal pessoa”
.Guarde chaves das unidades ou de automóveis na portaria
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